Sejam bem vindos!

Esse blog é seu,é meu,é nosso.Obrigado a todos os visitantes!

sábado, 4 de dezembro de 2010

Educar com amor

OBRIGADO MEU ALUNO PROBLEMA

Sua letra não é legível. Seu caderno não tem ordem ou capricho, a capa está arrancada, o dever incompleto, as "orelhas" se multiplicam. Seu lápis, quando exite, nunca está apontado. Você se distrai com o ruído de uma mosca. É o último a responder 'as ordens, o primeiro a liderar o barulho. Se você levanta a mão, reluto em lhe dar a palavra - só vem besteira - . Você brigou na rua, ou foram os tapas de seu pai que já perdeu a paciência há muito tempo ?

As avaliações são um pesadelo para você. E o resultado - Ah! meu Deus, como eu gostaria de não ser professor, desistir de tudo para não enfrentar os seus olhos .... onde a cada dia morre a esperança.

Eu já tentei tudo com você: bons modos, maus modos, gritos, chantagens, exigi, insisti, gritei, implorei, instei... Você continua não respondendo 'a minha didática elaborada, 'a minha experiência de tantos anos.

Por você, me tornei inseguro. Analisei os conteúdos, contestei a validade de alguns, aprofundei, condensei, revi meus critérios de avaliação.

Por você, fiquei humilde. Achei pouco os meus recursos. Pedi ajuda. Comparei meus instrumentos de aprendizagem. Discuti com os colegas. Fui ao supervisor...

Por você, estudei. Fui buscar conhecimentos que faltavam, achei tempo para uma pesquisa mais elaborada das causas de seus problemas. Por você eu criei, não me limitei ao já existente. Criei novas formas de abordagem de conteúdos, novas motivações, nova distribuição do tempo.

Por você, procurei conhecer uma " criança normal ". Como ela pensa ? Como ela age ? O que ela tem que você não tem ? O que sobra em você ? O que falta ?

Por você, revi meus conceitos de de fracasso, de sucesso, de felicidade, de normalidade.

Por você, me aceitei fracassado, limitado, deficiente, incapaz de fazê-lo aprender. Eu passei a ser um problema também.

E, na minha angústia, eu entendi muito bem como você se sente.

Aí então,

Mudou você, ou mudei eu ?

Nenhum comentário:

Postar um comentário