Sejam bem vindos!

Esse blog é seu,é meu,é nosso.Obrigado a todos os visitantes!

quarta-feira, 15 de agosto de 2012

João Augusto,um mestre da cultura popular viçosense

                                                     Biografia
João Fontenele Freire Filho conhecido popularmente por João Augusto ,sanfoneiro conhecido por animar muitas festas em salões e latadas aqui em todo o Vale do Lambedouro. Mestre João como é conhecido por seus amigos e fãs,nasceu no dia 24 de maio de 1942 numa localidade conhecida por Boqueirão dos Augustos,tendo como pais João Fontenele Freire  e Raimunda Figueira Fontenele.  João  Augusto teve uma infância muito difícil, ficou órfão muito cedo e por isso teve que começar cedo sua lida na agricultura ,juntamente com mãe e irmãos.  Muito cedo ,demonstrou interesse pela música e comprou sua primeira sanfona,conhecida como sanfona de 8 baixos e aprendeu a tocar sozinho,recebendo apenas umas instruções de Zé Nicolau. E aí começou a história de sucesso de Mestre João.Foi com seu irmão José Augusto, pai da nossa Professora Socorrinha,seu irmão ,amigo e parceiro que começaram juntos a tocar ,e a primeira festa que João    tocou foi aqui em Oiticicas,no Grupo Escolar,hoje Escola Francisco Alderico Nogueira a exatamente 52 anos atrás,no ano de 1960.Com o tempo ,trocou a sanfona ,arranjou outros companheiros e deu início ao conjunto do João Augusto.Iam pras festas em animais,pois mesmo não tendo estradas boas ,ele não possuía transporte. Comprou seu primeiro carro,um jipe no ano de 1976  e depois uma veraneio e por ultimo um ônibus. Mudou o nome do conjunto pra Banda Explosão do Forró,ensinou muita gente o ofício de tocar,deu   oportunidade  pra   muita gente em sua banda .Musico respeitadíssimo por saber tocar bem,por ser uma pessoa de bem que sempre procurava agradar seus fãs.Conhecido no Ceará,Piauí e Maranhão,fez amizades boas por onde passou com seu conjunto,e por isso tem muitos compadres e inúmeros afilhados.João Augusto é casado com a Senhora Maria do Socorro Morais Fontenelle a qual lhe deu 2 filhas:Elisângela e Flávia.Tem 2 netos que são a razão de sua vida:João Augusto e José Artur.Hoje,mestre João,só toca por diversão em alguns eventos,e hoje com seus 70 anos de idade ,bem vividos por sinal,vive com sua família em Viçosa do Ceará.Pessoa de bem com a vida,não teve nem uma formação superior,mas é formado na maior universidade que é a UUV,Universidade  Universal da Vida.Hoje a banda Explosão do Forró é representada por seu sobrinho e afilhado Francisco José ,o Dedé.Que nessa noite vc   saiba de sua importância para todos nós e que vc faz parte de nossa cultura.Seja muito feliz João Augusto e saiba que nós estamos muito felizes com sua presença. 
Homenagem feita a mestre João no Projeto Histórias e Memórias realizado pela Professora Socorrinha ,no dia 29 de junho de 2012 na Quadra Poliesportiva de Oiticicas.pela aluna Nadiele Mapurunga.





Aniversário de Viçosa do Ceará

Viçosa do Ceará é o primeiro município criado na Serra da Ibiapaba, inicialmente habitada por índios Tabajaras pertencentes ao ramo Tupi, anaces, arariú e croatá do ramo Tapuia. Viçosa foi antiga aldeia de índios dirigida por padres da Companhia de Jesus  . Foi desbravada ao findar o século XVI, quando do contato dos índios com os franceses, vindos do Maranhão entre 1590 e 1604, data em que foram expulsos por Pero Coelho de Sousa, quando este fazia tentativas de colonização portuguesa no Ceará.
Marco importante da história de Viçosa do Ceará foi a construção da Igreja de Nossa Senhora da Assunção, conta-se que existem túneis subterrâneos embaixo da Igreja que dão acesso a várias casas antigas da Cidade. Estes túneis eram usados pelos jesuítas para escapar dos ataques indígenas. Conforme informações do Padre Ascenso Gago, sua fundação data do ano de 1695. Nesse contexto, o dia 15 de agosto de 1700 deve ser tomado como marco da fundação oficial da aldeia da Ibiapaba, futura cidade de Viçosa do Ceará. O padre Ascenso Gago, como Superior da Aldeia da Ibiapaba, dirigiu todo o processo de formação da futura Vila. Foi o grande missionário da Ibiapaba.
Os Jesuítas
A 14 de julho de 1601, chegaram ao Ceará, dois jesuítas: Padre Luiz Figueira e Padre Francisco Pinto. Seus objetivos eram catequizar o Ceará.

Em 1607 o Padre Francisco Pinto fora à Ibiapaba catequizar os índios daquela região. No dia 11 de janeiro de 1608, pela manhã, a pequena aldeia foi surpreendida com o ataque dos índios tucurijus,  horda sanguinária, que vivia algumas léguas daquele local.

Do bárbaro assalto, resultou incêndio, depredação e grande número de mortos e feridos, o Padre Francisco Pinto foi trucidado no momento em que celebrava o Santo Sacrifício da missa, foi sepultado em Viçosa onde hoje é a Matriz de Nossa Senhora da Assunção.

O Padre Luiz Figueira escapou, por não está na vila no dia do morticínio, mais infelizmente em 1642 morreu vítima de um naufrágio nas imediações da Ilha de Marajó.

A 15 de agosto de 1700 foi considerado o dia da fundação oficial da aldeia da Ibiapaba e da futura cidade de Viçosa. As três tribos de índios que se agremiaram em Viçosa, na época de sua fundação, era os Camocins,  Anacés  e Ararius  de raça Tupuia, além dos Tabajaras do grupo Guarani.

Concluiu-se a igreja que estava sendo formada, ergueu-se a residência dos Padres “de madeira e barro”, coberta  de  folhas de palmeiras, colocou-se na Igreja a imagem de Nossa Senhora da Assunção e fez-se uma festa de três dias, segundo Carta Anual assinada pelos padres Ascenso Gago e Manuel Pedroso.

  Vieira na Ibiapaba

Prestigiado pelo Governo do Maranhão e a manter estreito relacionamento com os Tabajaras, Vieira empreendeu e realizou sofrida jornada a Ibiapaba (1660).

Teve magnífica recepção. Ao deixar o reduto, fato que deverá ter ocorrido no começo de junho de 1660 e a pedido das lideranças indígenas, deixou Vieira, além dos padres Pedro de Pedroso e Gonçalo de Veras, nova organização missionária.

  Missão da Ibiapaba

Em seus aspectos funcionais a Missão se instalou, preliminarmente, entre os meses de janeiro e fevereiro de 1700.

Edificou-se, em termos provisórios, a capela, cujo orago dedicou-se em honra de Nossa Senhora da assunção, constando como data inaugural o dia 15 de agosto desse ano. Vieram em seguida a Casa dos Padres (Casa Paroquial e residência dos itinerantes ou pessoas em trânsito, comumente a se hospedarem em casa dos índios e usurparem a fidelidade conjugal de suas mulheres.



  Igreja

Calcada em precedentes de efêmera existência, fixou-se a partir de fevereiro de 1700, com inauguração a 15 de agosto do mesmo ano, data consagrada a Nossa Senhora da Assunção, padroeira da cidade.

A Freguesia dentro da nova configuração política tem como instrumento de apoio a Provisão de 7 de julho de 1757, sendo seu primeiro vigário o padre Luiz do Rego Barros (Vigário Geral).

  Topônimo

O nome atual, acrescentando do Ceará, em virtude de outras Viçosas mais antigas, ocorreu segundo Dec-Lei n.º 1.114 de 30 de dezembro de 1943, tendo como seu defensor intransigente o tabelião e líder político Francisco Caldas da Silveira (Aragão – Fichário – História – Obra. Cit. 3ª Ed. – Pág: 190/245/351/356.

  Origem do Nome de Viçosa

O nome Viçosa é de origem lusa. Há em Portugal a Vila Viçosa onde nasceu Duque de Bragança. Até ser aclamado Rei, como nome de D. João VI em 1640.

Foi o primeiro soberano da dinastia de Bragança, que reinou em Portugal até 1910.

O Viço de sua natureza, a fertilidade de seu solo, a pureza do ar serrano, os vales regados por águas perenes, contribuíram para a fixação da outra Viçosa além – Portugal.

  O Nome de Viçosa

1ª – Aldeia da Ibiapaba (1700)

2ª – Vila Viçosa Real da América (1759)

3ª – Viçosa (1882)

4ª Viçosa do Ceará (1943).

Arquivo Fotográfico da linda Viçosa do Ceará









 . Em 2003, o prédio foi tombado pelo IPHAN, com a anuência do Bispo diocesano, passando a fazer parte do Patrimônio histórico nacional. A paróquia contou, ao longo de sua história, com 26 padres. Hoje tem  como pároco Antônio Justino do Nascimento.
                                    

domingo, 12 de agosto de 2012

Feliz dia dos pais,meu amor

Sabe pai, eu tentei comparar você com as coisas mais belas e raras da vida, mas desisti, pois suas qualidades superam todas elas, e então resolvi dizer que lhe amo e que você é a pessoa mais importante do mundo para mim.  Neste seu dia, quero que Deus lhe cubra de alegrias e  sucessões na sua vida, pois tudo o que lhe desejo é que seja merecedor de paz e realizações.  Parabéns meu pai, por este dia que é seu. Que Deus continue ao seu lado lhe ajudando sempre ser um homem feliz e sábio.   
Querido pai, no fundo de cada alma verdadeiramente grande, a virtude maior que se pode achar é a gratidão. E é com base nesse sentimento sublime, divino, sincero e comovente, que quero agradecer a você, pai.  Por tudo, pelo seu carinho, amizade e respeito. Não sei o que seria da minha vida se não fosse você, e então, resolvi  hoje, dia dedicado a todos os pais, soltar os sentimentos e dizer-lhe através desta mensagem o quanto lhe quero bem, o quanto é importante em minha vida.  Não existem palavras suficientes para expressar o que sinto, pois pude sentir que o espírito da amizade, solidariedade, respeito e proteção, estiveram sempre presentes em você, que sabe aceitar o que Deus determina em sua sabedoria.  Que Ele possa abençoar a todos nós, nos mantendo  sob sua proteção, pois a gente não compra os afetos verdadeiros, e entre pai e filho, estes sentimentos vem de Deus.  Quero lhe agradecer pela oportunidade de ter você,  como meu pai, e que Deus lhe guarde, lhe proteja sempre, pois você é muito especial para minha vida.  Eu te amo pai.  Feliz Dia dos Pais.